top of page
palestrantes 1

PALESTRANTES

ANA ROMAN

Educadora, pesquisadora e membro do Coletivo Sem Título, s.d. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professora da Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desde 2014. Desenvolveu trabalho com educação e mediação em arte contemporânea em instituições culturais (Centro Cultural São Paulo, SESC-SP, Centro Universitário Maria Antonia, Fundação Bienal de São Paulo). Foi assistente de curadoria da exposição Lina Gráfica (SESC Pompéia, 2014).

 

BETH LOPES

Beth Lopes é professora doutora do curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e coordenadora do curso de especialização Performance e Linguagens Contemporâneas, do Centro Universitário Belas Artes na mesma cidade, além de colaboradora do Performa - Núcleo de Pesquisa  e Criação Cênica. Foi, também, a principal organizadora do 8º Instituto Hemisférico que ocorreu em São Paulo em 2013. Atua desde 1998 como diretora teatral, tendo dirigido, dentre outros, os espetáculos Albergue de Fantasmas, Quarteto em Diagonal e (A)tentados.

 

 

 

foto: Caroline Moraes

 

palestrantes 2

foto: Grasiele Sousa

 

LUCIO AGRA

Sua produção artística mescla a poesia, a performance, a música e as tecnologias. Atua artisticamente no Brasil e no exterior, há vários anos (França, Canadá, USA, Montevideo, Colombia, México). Também é professor de performance na Graduação em Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, mesma instituição na qual doutorou-se em Comunicação e Semiótica com a tese Monstrutivismo - reta e curva das vanguardas, recentemente publicada (Ed. Perspectiva, 2010). É presidente da Associação Brasil Performance (BrP) e líder do Grupo de Estudos da Performance da PUC-SP. Prepara novo livro sobre a performance no contemporâneo.

 

FERNANDO IAZZETTA

Professor livre-docente de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia. Realizou seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música". Tem desenvolvido ampla atividade artística como compositor e músico eletroacústico. É autor de Música: Processo e Dinâmica (AnnaBlume, 1993) e Música e Mediação Tecnológica (Perspectiva, 2009). 


 

 

ARTUR MATUCK

É performer, escritor e diretor de vídeo. Sua produção artística foi exibida nas Bienais de São Paulo em 1983, 1987, 1989, 1991 e 2002, tendo recebido, em 1990, o prêmio na categoria Vídeo-Arte da Associação Paulista dos Críticos de Arte. É, também, professor doutor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Suas reflexões teóricas vêm sendo publicadas nos EUA através do periódico Leonardo, publicação oficial da Sociedade Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia.

 

 


 

VICTOR NEGRI

Victor Negri é formado em Comunicação Social - habilitação em Midialogia pela Unicamp, e técnico de som pelo IAV. Compositor e produtor no Arubu Avua, projeto de canção experimental, e em outros projetos junto ao TUDOS, coletivo de Campinas/SP. Participou, em parcerias diversas, de eventos do NME (nova música eletroacústica). Faz trilhas sonoras e som direto para audiovisual, principalmente documentários e/ou experimentais ("Rua Fulano de Tal", pelo Rumos Itaú Cultural; "Log In End É Loc Ô", selecionado para o III Salão Xumucuís de Arte Digital (Pará); "Temporal", selecionado para o 25º Kinofórum; "Dina Di - Não Há Derrota", pelo FICC, fundo de investimentos de cultura de Campinas).

 

palestrantes 3

RICARDO BASBAUM

Artista e escritor, participa regularmente de exposições e projetos desde 1981. Em 2014 realiza as exposições individuais nbp-etc: escolher linhas de repetição (Galeria Laura Alvim, Rio de Janeiro) e The production of the artist as a collective conversation (Audain Gallery, Vancouver). Projetos individuais recentes incluem ainda Diagramas (Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, 2013) e re-projecting (london) (The Showroom, Londres, 2013). Participou da 30ª e 25ª Bienal de São Paulo (2012, 2002), e documenta 12 (2007). Autor de Manual do artista-etc (2013), Ouvido de corpo, ouvido de grupo (2010) e Além da pureza visual (2007). É professor do Instituto de Artes da UERJ.

 

ANA GOLDSTEIN

Bacharel em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP, mestra em Estética e História da Arte (USP) é, atualmente, doutoranda pelo Núcleo da Subjetividade da PUC-SP. Performer e pesquisadora, é integrante do Núcleo de Antropologia da Performance e Drama (Napedra) da USP, e do Grupo de Estudos da Performance da PUC-SP. Desde 2001 atua na Cia. Ueinzz, grupo com quem participou de muitos festivais. Publicou o livro "Persona Performática” (Editora Perspectiva, 2012).”

 

palestrantes 4

MARCELO DENNY

Diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, curador e diretor de arte. É professor doutor na graduação e pós graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA da USP- Universidade de São Paulo.

Foi um dos fundadores dos grupos “Cia Teatral “Cadê Otelo?”, Desvio Coletivo e da Cia Sylvia Que Te Ama Tanto, onde atuou como diretor e cenógrafo em mais de 20 espetáculos. Atualmente reúne esta experiência em suas pesquisas sobre visualidades (cenografia contemporânea) e performatividades (performance urbana) na cena contemporânea.

MARIO RAMIRO

Mario Ramiro é artista multimídia, ex-integrante do grupo de  intervenções urbanas 3NÓS3 e do movimento de arte e tecnologia nos anos 80. Sua produção reúne intervenções urbanas, redes telecomunicativas, esculturas, instalações ambientais, fotografia e arte sonora. É mestre em fotografia e novas mídias pela Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha, e doutor em artes visuais pela Universidade de São Paulo, onde trabalha como professor da Escola de Comunicações e Artes. 

 

MARCOS GALLON 

Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo. Como bailarino e coreógrafo trabalhou em várias cias. de dança em São Paulo. Em 1997, muda-se para Berlin, na Alemanha, onde desenvolve vários projetos de dança e performance. Retorna ao Brasil em 2001. Nos anos de 2003 e 2004 desenvolve o projeto Corpo de Baile, coletivo composto 

por bailarinos, performers, designers, atores e artistas visuais. Atualmente é diretor artístico da mostra de performance arte VERBO, evento concebido para a galeria Vermelho em 2005.

 

 

CARLOS MONROY 

Artista visual e performer colombiano. Em 2014 finalizou o mestrado em Poéticas Visuais da USP como bolsista PEC-PG do CNPq. Em 2008 se formou da Universidade de los Andes em Bogotá com bacharelados em Novos Meios e Historia e Teoria da Arte. Tem realizado exibições individuais na  Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Ateliê 397 e no Paço das Artes na qualidade de ganhador da Temporada de Projetos 2012. Há feito residências artísticas no Canadá, nos Estados Unidos, no Brasil e na Alemanha. Sua obra tem sido exibida em festivais de performance e artes eletrônica internacionais como: RIAP2012, a Bienal 7A*11D, Interackje, Akcja, BLOW7!, Festival de Performance de Cali e o Media Art Friesland Festival.

 

 

DANIELA MATTOS

Daniela Mattos é artista, educadora e curadora independente. Professora Adjunta de Artes Visuais e História da Arte do CAp-UERJ, Doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PEPG/PC-PUC-SP (2013) e Mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV/EBA-UFRJ (2007). Desenvolve sua produção em artes visuais desde o início dos anos 2000 com enfoque nas práticas da performance, fotografia, videoarte e escrita de artista. Participou de diversas exposições, mostras de vídeo e publicações, no Brasil e no exterior. 

 

 

 

desenvolvido por Caio Guedes

bottom of page